Dermatite Atópica: “O Desafio”
Este é o título do gibi criado com texto e desenho da paciente Izadora Ferreira e apoio do laboratório Mustela.
Dermatite atópica é uma doença cutânea inflamatória crônica, que cursa com lesões de pele muito pruriginosas, ou seja, causa muita coceira. Tende a começar na maioria das vezes já na infância. Pode vir acompanhada de asma e ou rinite alérgica. Sua causa é multifatorial, tem participação genética e contribuição de fatores ambientais. Não é doença contagiosa. Tem controle quando o tratamento e orientações corretas são proporcionadas para seus portadores.
Por ser doença que se manifesta na pele e em casos mais graves, além dos sintomas clínicos, coceira, ardor, que incomodam os pacientes, o aspecto das lesões na pele causam também desconforto emocional e prejuízo da qualidade de vida de seus portadores. Pacientes infantis podem ser vítima de bullying devido sua condição de pele.
Dentro deste contexto a Izadora que é uma paciente com dermatite atópica, do ambulatório de dermatologia pediátrica da Santa Casa de Curitiba-PR, criou este gibi, para falar um pouco sobre o desafio que o paciente com dermatite atópica enfrenta com a doença, principalmente sobre o desconhecimento por parte dos outros e o bullying na infância.
Assim este gibi de maneira lúdica e divertida trás o assunto dermatite atópica em pauta e serve também como um material educativo, informando que com o acompanhamento médico, dermatológico, a doença pode ser controlada e a qualidade de vida melhorada.
Este gibi está disponível para ser baixado no link da mustela https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScse4sSQIzhSXPg7fvigO10mwNnvt3K6yg46TiApB9PxGr36g/viewform
Dra Flávia Costa Prevedello
Dermatologista
Santa Casa de Curitiba-PR