Os dermatologistas da Santa Casa de Curitiba Dr. Gerson Dellatorre e Dr. Guilherme Gadens desenvolveram uma técnica dermatoscópica que permite a realização da dermatoscopia digital para lesões de grandes diâmetros, é a Dermatoscopia Digital de Campo Amplo ou Wide Area Digital Dermoscopy (WADD). Anteriormente, apenas partes das lesões maiores podiam ser documentadas, com o tamanho das imagens limitado pelo diâmetro da lente do dermatoscópio. Com o WADD, é possível compilar diferentes imagens avulsas em uma imagem dermatoscópica única final, possibilitando por exemplo o registro completo de um nevo congênito ou qualquer outra lesão maior.
Recentemente, fizeram uma adaptação na técnica possibilitando a captura simplificada das imagens atráves de vídeo (ao invés de fotos) e a publicaram no Journal of the American Academy of Dermatology (JAAD) através do artigo intitulado “Video-based wide area digital dermoscopy”. A publicação também contou com os dermatologistas do Memorial Sloan Kettering Cancer Center de NY/EUA Dr. Ashfaq Marghoob e Dr. Kivanc Kose.
A técnica também já foi publicada anteriormente no próprio JAAD, assim como no British Journal of Dermatology, Dermatology Practical and Conceptual (revista oficial da Sociedade Internacional de Dermatoscopia – IDS) e Anais Brasileiros de Dermatologia, tendo sido também premiada no XXXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica assim como na 13ª Conferência sobre Melanoma do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM).