Durante os dias 21 a 26 de março do corrente ano o preceptor Dr. Danilo Hamilko de Barros e os residentes/especializandos do 3° ano do Programa de Residência Médica em Dermatologia Breno Saty Kliemann e Luísa Polo Silveira, participaram da expedição à Vila do Santo Antônio do Prata, uma ex-colônia de hansenianos localizada no município de Igarapé-Açú, Pará, em missão de busca ativa de casos de hanseníase e recrutamento da população para o estudo intitulado “Testes de imunodiagnóstico point-of-care para detecção da hanseníase e da infecção por Mycobacterium leprae em áreas de alta e baixa endemia na Amazônia sul-americana”, estudo o qual fazem parte da equipe de pesquisadores.
No Brasil, o estudo é liderado pela equipe da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e está sob a coordenação geral do Professor Marcelo Távora Mira.
Participaram também da expedição o médico dermatologista e hansenólogo Dr. Sérgio Aguilera, as estudantes de doutorado do PPGCS Antoniella de Aguiar e Andressa Mayra dos Santos; o professor Jeffrey Hallam da Kent State University (EUA); a pesquisadora holandesa e investigadora principal do estudo, Annemieke Geluk, do Leiden University Medical Center, da Leiden University (Holanda) e sua estudante Louise Pierneff, além de pesquisadores e uma equipe de enfermeiras da Universidade Federal do Pará (UFPA).