Nascido em Curitiba (PR), em 07 de junho de 1932, Prof. Luiz Carlos Pereira se graduou em medicina pela UFPR, em 1958. Seu interesse pela Dermatologia teve a influência e orientação do Professor Ruy Noronha de Miranda, tendo iniciado sua atuação como professor dos cursos de medicina da Universidade Federal do Paraná, no Centro de Estudos Leprológicos Souza Araújo. Na UFPR permaneceu até 1999, sendo Chefe da disciplina e especialidade de Dermatologia. Participou na fundação da disciplina de dermatologia da faculdade de ciências médicas da Universidade Católica do Paraná. Foi assistente do professor Ruy N. Miranda nessa ocasião. Participou da criação do serviço de dermatologia do Hospital da Santa Casa de Curitiba, em 1959, permanecendo na chefia do serviço no período de 1964 a 2012. Se dedicou a formação de novos médicos, sendo um entusiasta da boa Dermatologia e Medicina, esteve a frente da direção clínica da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.
Entre outras atividades que exerceu, estão os cargos de diretor do Hospital São Roque; diretor do Centro de Saúde de Curitiba; diretor da Divisão de Profilaxia da Lepra; diretor Clínico do Hospital da Santa Casa de Curitiba; e organizador responsável pelo Serviço de Pênfigo Foliáceo no Hospital Oswaldo Cruz em Curitiba. Também atuou na implantação do Serviço de Dermatologia Pediátrica no Hospital Pequeno Príncipe.
Professor Luiz Carlos teve o respeito e admiração de seus colegas e alunos, tendo exercido diversas funções em atividades associativas e participado intensamente de atividade científicas na Sociedade Brasileira de Dermatologia, tendo sido homenageado com enorme merecimento, por múltiplas vezes. Em 1991, se torna um imortal, ocupando a vaga número 36 da Academia Paranaense de Medicina, tendo sua obra reconhecida por seus pares.
Professor Luiz Carlos deixa no dia 12 de fevereiro de 2022 esposa, filhos, netos e bisneto e uma legião de alunos e colegas.